sexta-feira, 22 de março de 2013

A água nossa de cada dia



E-MAIL: volnei.chapeco@gmail.com
FACEBOOK: VOLNEI CARLOS CHAPECÓ


(Matéria publicada no JORNAL DIÁRIO CATARINENSE - Dia 22.03.2013 pg. 11
Dia Internacional da Água)


A água nossa de cada dia



No mês que comemoramos a água, há que se perguntar: que água bebemos? Aquela da propaganda da Casan ou aquela comprada no mercado a preço de gasolina?

Vivemos a farsa do consumismo. O sistema produz a escassez para aumentar o lucro. No entanto, surge um problema maior: a água que bebemos está apenas contaminada por coliformes ou há contaminação por agrotóxicos também?

Há poucos dias um programa de televisão mostrou os benefícios do recolhimento das embalagens de agrotóxicos. No oeste catarinense, por exemplo, o montante chega a 170 toneladas por ano. Mas ninguém questionou onde foram parar os aproximadamente 3 milhões e 400 mil litros de VENENO que estavam dentro dos recipientes!!!

Alguns consumidores se preocupam pela falta de água nas torneiras. Quando ela existe o problema passa a ser a qualidade. Por isso, a maioria dos consumidores se  preocupa apenas com a turbidez, o cloro e os coliformes da água. Mas será que a existência de resíduos tóxicos deveriam ser medidos e publicados mensalmente nas contas de água? Assim saberíamos se a água que bebemos vem “temperada” com agrotóxicos ou não.

É preciso mudar hábitos com urgência para que a água, que compõe 70% do nosso organismo, seja da maior pureza possível.

Enquanto a consciência coletiva não vem e as ações dos fornecedores de água deixam a desejar, vamos ouvir em silêncio um trecho da oração que Voltaire dirigiu a Deus: digna-te olhar com piedade os erros ligados a nossa natureza; que esses erros não sejam causa de nossas calamidades.”

Por fim, almejamos a mudança de hábitos e requeremos o direito universal, completo e irrestrito de informação sobre a qualidade da água que consumimos.





Volnei Carlos Schwaikartt

Agente de Polícia Federal em Chapecó

Especialista em Gestão em Segurança Pública

Professor de Direito Ambiental

3 comentários:

  1. Caro colega....

    Meus parabéns pela matéria, ficou show...

    Att.

    Alfeu

    ResponderExcluir
  2. Caro Volnei,
    infelizmente estamos diante de interesse que são maquiados e que a população embora saiba finge que não sabe, pois afinal ninguém quer se envolver, problema do futuro, e cade nossos representantes?
    A quem interessa irmos buscar água tão longe, e em um dos menores rios da região, quando possuímos aguá a vontade em nosso próprio município?
    Será que não seria possível seguir o belíssimo exemplo de EXTREMA EM MG, ou será que nossos representantes não sabem do que se trata?
    Vamos permanecer anestesiados ou vamos sugerir mudanças e uma nova forma de tratarmos nosso bem mais valioso, alguém se candidata para formamos uma equipe, alguém ?

    ResponderExcluir
  3. Caros Alfeu e Baggio,
    É preciso rebeldia com conhecimento.
    Percebe-se que a sociedade está apática, mas
    é preciso chamar as pessoas a razão.
    Não podemos mais nos curvar ao silêncio da desinformação.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir