sexta-feira, 4 de janeiro de 2013



(Matéria publicada no JORNAL DIÁRIO CATARINENSE - Dia 29.12.2012 pg.10)
 
A necessidade do Administrador Público para os municípios do Brasil



As mudanças de governo nas prefeituras prometem um novo tempo para o Brasil. As promessas da propaganda eleitoral fundamentaram-se em temas como economia nos gastos públicos, eficiência gerencial, transparência nas contas públicas e gestão pública moderna. Estas promessas apenas se cumprirão se existirem bons projetos e ótimos profissionais envolvidos no planejamento e na execução dos mesmos.


Os eleitores acompanharam discursos que priorizavam “as pessoas”. Os planos de governo foram publicados, inclusive nas páginas virtuais oficiais dos Tribunais Eleitorais. Há que se explicar se os planos eram virtuais ou não. Outra dúvida é saber se os planos foram pelo menos lidos; pelos eleitores e pelos candidatos. 


A eleição passou, os vencedores foram diplomados e tomarão posse. É importante saber de que maneira pretendem implementar os planos expostos. De que maneira será gerida a Administração Pública? 


A necessidade de profissionalismo tem sido uma exigência constante dos cidadãos. No entanto, é preciso saber quem, dos novos prefeitos eleitos, aplicará recursos visando uma Administração Pública moderna e de qualidade.


Assim como existe o médico para cuidar dos doentes, o dentista para tratar dos dentes, os advogados para aplicar as leis, há no Brasil um profissional competente e qualificado para desempenhar as funções na administração pública: o Administrador Público.


O dilema que persiste é o seguinte: quantos municípios do Brasil possuem pelos menos um Administrador Público concursado?


Será que os brasileiros terão de suportar, outra vez, advogados administrando, médicos legislando, contadores gerindo secretarias de saúde enquanto os Administradores Públicos ficam esquecidos?


Há que se adequar o conhecimento técnico de acordo com a área necessitada. O Brasil merece um “choque de gestão” sim, mas que seja aplicado por profissionais que saibam o que estão fazendo.


Os Administradores Públicos são imprescindíveis para que existam administrações competentes e coerentes; os brasileiros merecem o melhor! Com a palavra os prefeitos eleitos.


Volnei Carlos Schwaikartt


Professor de Direito Ambiental na Celer Faculdades
Pós-Graduado em Gestão em Segurança Pública

Graduando em Administração Pública pela UFSC

Agente de Polícia Federal em Chapecó

 

Um comentário:

  1. A sua frase "Há que se adequar o conhecimento técnico de acordo com a área necessitada." disse tudo.
    Sempre fui defensor desse mesmo argumento. Acredito que as áreas de Administrador Público merecem ser ocupadas por um profissional competente e que tenha uma boa bagagem de conhecimento para que possa exercer a profissão com mérito e destreza.

    Como você muito bem salientou, logicamente que não podemos generalizar, mas muitas vezes pelo fato de o administrador público não possuir conhecimento suficiente para o mantenimento do cargo, a verdadeira administração pública passa a ser exercidas por outras pessoas, que na maioria das vezes são advogados, contadores etc...

    O Brasil necessita uma reforma urgente na legislação no que diz respeito a condições para se ocupar de um cargo público, dessa forma os eleitores terão um melhor retorno das ações praticadas pelos administradores públicos, trazendo qualidade de vida compatível a carga tributaria que pagamos ao longo do nosso percurso.

    Charles Jr Rech - São João do Oeste - SC

    ResponderExcluir